ESTUDO DE CASO HIPERTENSÃO ARTERIAL
INTRODUÇÃO
O estudo de caso trata-se de uma abordagem metodológica de investigação, sendo feita uma pesquisa exploratória especialmente adequada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos, nos quais estão simultaneamente envolvidos diversos fatores, com resultado qualitativo. Os dados primários foram coletados através de exame clínico da paciente hipertenso; os dados secundários foram levantados a partir de pesquisas em artigos científicos, livros e pesquisa na internet sobre a doença para seja realizado o estudo. (MENEZES et al.2011).
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. GOIDANICH (2012).
IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE
T.M.V., 45 anos, pardo, sexo masculino, católico, divorciado, autônomo, reside com a filha, em casa própria, de alvenaria, saneamento básico, energia elétrica, nega tabagismo e etilismo. Desencadeou Hipertensão Arterial à aproximadamente dois anos atrás e desde o diagnóstico inicial, o paciente vem fazendo uso regularmente de Losartana (50 mg), duas vezes ao dia, assim como prescrito pelo médico ((continua)).
HISTÓRIA ATUAL, FAMILIAR E PROGRESSIVA
Queixa principal: Tontura e fraqueza muscular... ((continua)).
História familiar: Mãe (falecida) hipertensa...((continua)).
História da doença atual: Paciente refere que há 2 anos apresentou... ((continua)).
Hábitos de vida: Alimenta-se em média... ((continua)).
EXAME FÍSICO
Paciente consciente e orientado no tempo e no espaço, verbalizado bem, respondendo com clareza ás solicitações verbais com um bom nível de resposta. Ao exame físico...(( Continua))
MEDICAÇÕES EM USO
(( Continua))
FISIOPATOLOGIA
(( Continua))
DIAGNÓSTICO
(( Continua))
TRATAMENTO
(( Continua))
INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM
(( Continua))
(( Continua))
REFERÊNCIAS
(( Continua))