ATENÇÃO:
Para facilitar a sua pesquisa, procure primeiro pelo "Nome" do seu questionário ou avaliação e logo abaixo, encontrará a pergunta e a resposta que você procura. Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- A competência polivalente na formação dos professores de Educação Infantil é importante, pois:
I- A criança é um ser extremamente sociável e deve acostumar-se a se relacionar com a maior quantidade de professores possível, a fim de prepará-la para o ingresso no Ensino Fundamental.
II- Se há um professor para música, outro para artes, outro de recreação fica difícil para a criança estabelecer uma boa comunicação com todos e gera certo conflito sobre quem ela deve recorrer em momentos de necessidade.
III- A criança pequena precisa criar vínculos afetivos para que confie nas pessoas e a mudança constante de professores dificulta essa formação de vínculos.
IV- A criança sempre elege alguém com quem se identifique e confie e este deve ser o professor fixo. Assinale apenas uma alternativa.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
e) II, III e IV.
2- Assinale apenas uma alternativa. Em relação ao desenvolvimento motor da criança, conforme ela cresce, é possível notar um grande progresso.
Essa evolução se percebe de várias formas:
Escolha uma opção:
c) As crianças de um a três anos, ao aprenderem a andar, vão, gradativamente, tornando-se independentes para explorar o ambiente e outros objetos.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Quanto à organização da educação nacional, de acordo com a LDB 9.394/96, ela estrutura em dois níveis, quais sejam:
Escolha uma opção:
c) Educação Básica e Educação Superior.
2- São princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica:
I. Participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
III. Participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares.
IV. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
De acordo com a Lei nº 9.394/96, está correto apenas o contido em:
Escolha uma opção
a) II e IV.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Na pedagogia construtivista, o conhecimento é algo concebido como uma construção contínua, realizada na interação entre sujeito e objeto. Tanto a bagagem hereditária quanto o meio social são importantes para o processo de conhecimento, mas nenhum desses fatores pode assumir uma independência em relação ao outro. Desde que nasce, a criança irá, na sua relação com o meio, construir conhecimento por meio de um processo que altera mobilidade e estabilidade, avançando sempre a novos equilíbrios mais consistentes que os anteriores. Segundo Becker, o professor construtivista:
Escolha uma opção:
b) Não acredita na tese de que a mente do aluno é tábula rasa, isto é, que o aluno, frente a um conhecimento novo seja totalmente ignorante e tenha de aprender tudo da estaca zero, não importando o estágio do desenvolvimento em que se encontre.
2- Conforme foi exposto, o pensamento filosófico é filho da pólis. O ponto de partida para a filosofia grega foram as poesias cosmogônicas. Assinale a alternativa que define o conceito de Pólis:
Escolha uma opção:
c) Era o modelo das antigas cidades gregas, desde o período arcaico até o período clássico, vindo a perder importância a partir do domínio romano. Devido às suas características, o termo pode ser usado como sinônimo de cidadeestado.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- A soletração em Língua de Sinais (chamada de “datilologia”) serve para:
I- Fazer referência a nomes próprios de pessoas ou lugares.
II- Fazer referência a elementos que ainda não possuem um sinal.
III- Fazer referência a elementos linguísticos que a Libras não compreende, como preposições, artigos etc.
Assinale a alternativa correta:
a) I e II estão corretas.
2- Analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:
c) Segundo a Lei Federal 10436/2002, a Língua Brasileira de Sinais – Libras não poderá substituir a fala da Língua Portuguesa, que se torna obrigatória para os surdos.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Imagine a seguinte cena: Leandro é um ótimo aluno, mas fica furioso quando tira notas abaixo da média. Num certo dia, quando tirou 6 na prova de Língua Portuguesa, começou a insultar o professor, a dizer que ele estava errado e que ele era muito ruim como professor. O professor não entendeu o que estava ocorrendo, pois tinha um ótimo relacionamento com todos os alunos: conversavam muito, inclusive com o próprio Leandro.
Qual das alternativas a seguir expressa a situação com base na abordagem psicanalítica?
c) Leandro pode estar transferindo sentimentos de outras relações em que tenha sido excessivamente cobrado.
2- O conceito de “rotas alternativas ou secundárias” de Howard Gardner significa que:
Escolha uma opção:
e) Uma inteligência mais desenvolvida pode servir de rota alternativa para desenvolver outra mais fraca.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- A roda de conversa é largamente utilizada pelos professores de Educação Infantil, porém com diferentes objetivos. Essa modalidade organizativa do tempo de aprender inscreve-se conforme prevê o RCNEI (1998) na categoria de atividade permanente. Assim, a roda de conversa tem princípios voltados para o desenvolvimento da autonomia, solidariedade e cidadania. O tempo dessa roda deve voltar-se para, prioritariamente:
c) Estimular as crianças a falarem sobre suas experiências e ideias, orientando-as para o respeito à fala de cada uma.
2- Sobre a cultura lúdica, podemos dizer que:
Escolha uma opção:
b) é produzida pela criança através da brincadeira e dos brinquedos, que são a sua maior forma de expressão.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Ao desenvolver a pesquisa sobre a psicogênese da língua escrita, Emilia Ferreiro nos fala da criação de hipóteses criadas pelos alunos durante a aprendizagem da leitura e da escrita, de acordo com os estágios de conhecimento de cada uma. Pode-se relacionar essa ideia com o que Piaget chamou de:
Escolha uma opção:
a) erro construtivo
2- “[...] não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder, também, às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz continuamente”. É dessa maneira que a professora e pesquisadora Magda Soares nos apresenta a concepção de:
Escolha uma opção:
e) letramento.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Para o Tardif, os saberes profissionais do professor são fortemente personalizados, isto é, são "saberes apropriados, incorporados, subjetivados, saberes que são difíceis dissociar das pessoas, de sua experiência e situação de trabalho. Essa característica é um resultado do trabalho docente" (2014, p. 265).
A partir disso, podemos considerar:
a) O tempo que se alonga desde a experiência pessoal e escolar anterior à formação inicial.
2- Segundo os autores Zabala e Arnau (2014), a competência envolve quatro tipos de aprendizagem. São elas:
b) Fatos, conceitos, procedimentos e atitudes.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Segundo BAECKER, as aulas de Educação Física na Educação Infantil devem ser guiadas, partindo das experiências de movimento, em três âmbitos que são;
Escolha uma opção:
b) Experiência da interação social, buscar e entender-se e comparar-se no conceito de saber relacionar-se com os outros em situações de movimento.
2- No dia 1.º de setembro de 1998, por meio da Lei 9.696/98, ocorreu a regulamentação da profissão e do profissional da Educação Física e, consequentemente, da implementação do sistema CONFEF/CREFs (Conselho Federal de Educação Física e Conselhos Regionais de Educação Física), a 18 de janeiro de 1999. Nela ficou determinado que:
Escolha uma opção:
b) A 20 de fevereiro de 2000, a resolução CONFEF n.º 025/2000 elaborou o código de ética dos profissionais registrados no sistema.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- A noção de identidade, a construção do eu é demorada e ocorre por etapas. A primeira delas, durante o primeiro ano de vida, é marcada por:
Escolha uma opção:
c) Reconhecimento de sua imagem em espelhos, fotografias, entre outras representações.
2- Uma forma interessante de organização é, além de escrever o que há dentro das caixas com os materiais, colar um representante de seu conteúdo. Por exemplo, na caixa de potes de iogurte, colar um pote do lado de fora ou na tampa. Essa orientação se refere ao canto de:
Escolha uma opção:
b) Artes visuais.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Uma psicóloga atende uma mãe muito confusa em como estabelecer os limites em seus filhos. Esta afirma que após assistir a um programa de TV, no qual uma profissional orienta os pais na educação dos filhos, decidiu colocar nas paredes de sua casa um conjunto de regras que os filhos, gêmeos, de 8 anos devem seguir. As regras são: ‘Escovar os dentes após as refeições! Não bater ou chutar o irmão! Não maltratar a ajudante! Não correr pela casa!’. Quando as crianças desrespeitam as regras, são punidas e devem ficar sem brincar. De acordo com a teoria de Piaget, quais são as consequências da punição na conduta moral do sujeito?
Escolha uma opção:
a) Reforçam a heteronomia natural da criança, principalmente pela imposição de regras
2- Heloisa está brincando de casinha e cozinha em cima de uma caixa de sapatos, dizendo ser o seu fogão e usa um cinzeiro, uma pequena vasilha e uma tampa de garrafa, afirmando serem as suas panelas. Num dado momento, muda a posição da caixa, põe dentro dela sua boneca e canta para boneca dormir. De acordo com a teoria de Piaget, qual o estádio do desenvolvimento cognitivo que Heloisa se encontra?
Escolha uma opção:
d) Estádio Pré-operatório
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- O professor que se coloca como orientador / facilitador com sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem e que busca desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com aquilo que é observado aplica um dos princípios pedagógicos do processo ensino-aprendizagem, denominado:
Escolha uma opção:
b) Contextualização.
2- O questionamento das finalidades da ciência moderna, das especializações e das tecnologias configurou, globalmente, um movimento epistemológico pela interdisciplinaridade. Considerando o movimento pela interdisciplinaridade na educação brasileira, assinale a afirmativa correta.
Escolha uma opção:
e) Os teóricos da Pedagogia que desencadearam o movimento pela interdisciplinaridade têm como expoente Ivani Fazenda.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- O processo de identificação e nomeação das figuras geométricas tridimensionais parte da análise e distinção de suas características. Assim, podemos agrupá-las em dois grupos, sendo eles: corpos redondos e poliedros (prismas e pirâmides).
Assinale a alternativa que contém apenas figuras especiais que fazem parte do grupo corpos redondos.
Escolha uma opção:
b) Esfera - cilindro - cone.
2- Associe os termos apresentados na coluna A, mencionados na estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), com os seus respectivos significados, indicados na coluna B.
Coluna A
(1) Competências.
(2) Objetos de conhecimento.
(3) Habilidades.
Coluna B
( ) Expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.
( ) Referem-se a conteúdos, conceitos e processos.
( ) Mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana.
A sequência correta dessa associação é:
Escolha uma opção:
e) (3), (2), (1).
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- A característica dos Direitos Humanos de serem interdependentes significa que:
Escolha uma opção:
b) Não é permitido que o Estado escolha alguns direitos para proteger e deixe outros de lado.
2- O sindicato de uma determinada categoria profissional encaminhou carta para todos os profissionais exigindo a associação ao sindicato, no prazo de 48 horas, sob pena de aplicação de multa e de punição consubstanciada em vedação da liberdade de exercício da profissão. Essa decisão é:
Escolha uma opção:
e) Ilegal, porque a Constituição Federal garante que ninguém pode ser compelido a se associar ou a permanecer associado.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Durante boa parte do processo de colonização portuguesa, houve conflitos e guerras entre colonizadores e povos indígenas. Abaixo cinco assertivas sobre esse tema, qual delas é verdadeira?
Escolha uma opção:
b) Houve conflitos nos âmbitos econômico, social e cultural dado o interesse do europeu em escravizar o índio.
2- Sobre a distribuição da população brasileira no território nacional, qual das assertivas abaixo não está de acordo com dados censitários?
Escolha uma opção:
e) A maioria da população indígena está concentrada na Amazônia.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Entre as estratégias de leitura mais utilizadas pelo leitor competente encontra-se a inferência. Por meio dela ampliamos nossa compreensão do texto de forma significativa. Sua principal característica é a de permitir ler e compreender para além daquilo que foi escrito. Assim, para fazer uso dessa estratégia de leitura o aluno deve...
Escolha uma opção:
b) ser envolvido em práticas de leitura que propiciem a mobilização de saberes sobre o material que está sendo lido e provoquem reflexões acerca do assunto/tema.
2- Nem tudo o que pertence ao sistema de ensino tradicional, que criticamos, é ruim. Assim como nem tudo o que está relacionado com uma concepção de ensino nova (a que propomos) é realmente bom para a aprendizagem. Nesse sentido, é bom ressaltar que cabe a nós, educadores,...
Escolha uma opção:
e) analisar cautelosamente os fatores que envolvem o processo de ensino-aprendizagem para que possamos contribuir para o desenvolvimento integral do aluno na escola.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Durante todo o curso de Pedagogia, Júlia teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências, concepções ou teorias educacionais que dão suporte à organização do trabalho da escola e à prática educativa. Com isso, percebeu a necessidade de se contrapor à fragmentação, à rotina, ao autoritarismo e à centralização do poder. Um dos caminhos a serem trilhados é a construção do projeto político-pedagógico como um instrumento de luta em busca da qualidade e da almejada cidadania. Qual é a ação fundamental para que uma escola tenha o projeto político-pedagógico pretendido?
Escolha uma opção:
b) Entender que trabalhar com projetos não significa abandonar os conteúdo e sim saber integrá-los,
2- Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia, do 1º ano, dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é:
Escolha uma opção:
e) Adequada, pois as crianças precisam aprender sobre a função social desse recurso, bem como construir a noção de tempo gradativamente, mediados por um parceiro experiente que ajudará na construção dessa noção e com foco nesses objetivos.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Leia a situação abaixo e responda a questão:
Peter, de cinco anos, junto com a sua mãe costuma montar quebra-cabeças. Peter faz quase todo o trabalho; sua mãe, às vezes, encontra uma peça de que Peter necessita ou determina a posição correta de uma peça. Quando Peter tenta montar o mesmo quebra-cabeça sozinho, raramente consegue completá-lo.
Assinale a alternativa correta. O excerto acima exemplifica o conceito de:
b) Zona de desenvolvimento proximal.
2- Leia a situação e responda a questão:
É possível ensinar uma criança a ascender à luz. Também é possível ensinar um animal acender a luz num quarto escuro, mas ele não faria isto, voluntariamente, ao ver uma pessoa dormindo neste quarto.
A partir da afirmação acima e de acordo com a perspectiva teórica de Vygotsky, é correto afirmar que:
e) O mecanismo psicológico que diferencia o homem do animal é o caráter voluntário intencional, o que implica num comportamento, por parte do homem, de uma tomada de decisão.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Atualmente, as políticas educacionais defendem o princípio denominado de inclusão, nele, o aluno deve ser inserido no meio social independente de suas limitações. Em relação a este princípio, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
b) O fato de apenas inserir uma pessoa com deficiência em uma escola regular não garante que ela seja inclusiva. Poderá somente ser considerada inclusiva quando atender e responder com qualidade as necessidades educacionais de todos os estudantes.
2- O profissional de Serviço Social poderá, a partir de um trabalho em rede, fazer uma interlocução entre as instituições que se preocupam prioritariamente com políticas sociais, que buscam solução para problemas de saneamento básico, violência psicológica, física e vulnerabilidade social, problemas esses que certamente afetarão a inserção no meio educacional, a qualidade de ensino e o desempenho dos alunos. Dentro dessa perspectiva, quais iniciativas seriam de responsabilidade do assistente social?
Escolha uma opção:
e) Utilizar espaços como o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para a realização de grupos com as famílias de alunos com deficiência ou em situação vulnerável, buscando a sua inclusão, bem como a de seus pais
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- A gestão democrática participativa valoriza a participação de toda a comunidade escolar em que processo?
b) Tomada de decisões
2- Escolha a alternativa que completa o enunciado corretamente. O curso de ____________ forma profissionais responsáveis pelo gerenciamento da rotina diária de uma organização, desde o controle dos recursos financeiros, materiais e humanos até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
e) Administração
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Leia as afirmativas e responda o solicitado.
I. O desenvolvimento do processo científico altera o senso comum.
II. O senso comum pode ser alterado pelo desenvolvimento do processo científico, desde que tenha acesso a ele.
III. O desenvolvimento científico tem na curiosidade uma de suas molas propulsoras.
É possível afirmar que está(ão) correta(s) apenas.
Escolha uma opção:
b) II e III
2- Um cientista tem um problema bem definido para estudar e, com base em pesquisas bibliográficas, formulou uma hipótese bastante razoável que pode explicar o problema em questão. Para continuar na sua busca de respostas, o cientista deve:
Escolha uma opção:
e) Testar a hipótese
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Leia o texto a seguir e assinale a única alternativa incorreta.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de geografia para todos os anos do Ensino Fundamental possui objetivos que visam permitir a cada aluno, dentro de seu limite e respeitando seu nível de compreensão, que sejam capazes de:
Escolha uma opção:
b) Localizar acontecimentos nos tempos presente e passado
2- A natureza sempre constituiu uma das bases sobre a qual se estruturou o conhecimento geográfico. Em seu estudo, é necessário ressaltar, exceto.
Escolha uma opção:
e) O espaço geográfico como fruto das relações sociais não contém a natureza no processo de sua estrutura espacial.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- No ensino de Ciências é de suma importância relacionar os conceitos ensinados com o ambiente ___________ e ____________ onde os alunos vivem.
Assinale a alternativa que preenche adequadamente o trecho acima.
Escolha uma opção:
b) físico e social.
2- A professora de uma turma de 2º ano do ensino fundamental propôs um ditado de números aos seus alunos. Durante a avaliação dos registros, observou que para o número oitenta e oito, Juliana, uma aluna de seis anos de idade, representou:
808
Considerando as hipóteses numéricas infantis, podemos afirmar que Juliana.
Escolha uma opção:
e) registrou o número de acordo com a fala, ou seja, por justaposição.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- Para Padilha, há diferenças entre o planejamento, o plano e o projeto, apesar de serem usados indistintamente no cotidiano escolar. Para isso, devemos compreender a situação em que cada um deles é utilizada, pois:
Escolha uma opção:
b) A compreensão de cada um deles nos auxiliará na ressignificação de nossa práxis educativa cotidiana.
2- Os autores e teóricos da gestão escolar e que estudam o papel do supervisor, do orientador educacional e do coordenador pedagógico, na atualidade, defendem que os princípios estabelecidos pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei 9394/96 representam o ideal que a sociedade espera das escolas públicas para a formação dos futuros cidadãos; então, podemos dizer que são:
Escolha uma opção:
e) Ponto de chegada das ações educacionais.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- A escola é um espaço especial; é uma instituição pela qual todos devem passar. O sistema escolar, que organiza esse espaço, é bastante complexo. Sobre o sistema escolar, os estudos recentes e as políticas educacionais, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
b) têm se centrado na escola como unidade básica e espaço de realização dos objetivos e metas do sistema educativo
2- Há quase 20 anos, acontece o debate educacional em torno de questões diversas sobre o campo de estudo da Pedagogia, do conhecimento pedagógico e da formação docente. Esse debate tem apresentado resultados:
Escolha uma opção:
e) Modestos e sem consenso entre os educadores.
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.
1- O sociólogo polonês Zygmunt Bauman tem um modo muito particular de olhar e definir a sociedade dita pós-moderna, para ele:“Tudo está agora sendo permanentemente desmontado, mas sem perspectiva de alguma permanência. Tudo é temporário. [...] Nossas instituições, quadros de referência, estilos de vida, crenças e convicções mudam antes que tenham tempo de se solidificar em costumes, hábitos e verdades autoevidentes”. (Fonte da citação não apresentada para preservar o intuito da questão)Sendo assim, o título que Bauman prefere utilizar para definir o tempo em que vivemos é:
Escolha uma opção:
b) modernidade líquida
2- Segundo Dulce Whitaker, o principal risco que existe para as interpretações sobre a relação escola x recursos tecnológicos é:
Escolha uma opção:
e) achar que o amplo aporte de recursos tecnológicos substitui o papel do professor
OBS: Todas as respostas já foram corrigidas no AVA.